segunda-feira, 9 de julho de 2007

Genoma Humano e Projeto Genoma.

Informações sobre genética, Projeto Genoma Humano, engenharia genética, genes, DNA, cromossomos, código genético

De forma simples, podemos dizer que genoma é o código genético do ser humano, ou seja, o conjunto dos genes humanos. No material genético podemos obter todas as informações para o desenvolvimento e funcionamento do organismo do ser humano. Este código genético está presente em cada uma das células humanas.
O genoma humano apresenta-se em 23 pares de cromossomos que contem interiormente os genes. Todas as informações são codificadas pelo DNA (ácido desoxirribonucléico). O DNA, que possui um formato de dupla hélice é constituído por quatro bases que se juntam aos pares: adenina com timina e citosina com guanima. O fator que mais tem despertado interesse é que através do mapeamento genético do genoma humano será possível, muito em breve, encontrar as causas de muitas enfermidades. Muitos medicamentos e vacinas poderão ser elaborados a partir das informações obtidas por estas pesquisas. Descobrindo o motivo de várias doenças, o ser humano poderá adotar medidas e comportamentos de prevenção. Uma pessoa poderá, por exemplo, saber que é geneticamente predisposta a desenvolver câncer de pulmão. Diante desta informação, poderá deixar de fumar e adotar medidas que previnam esta enfermidade.
Utilizando as pesquisas genéticas e exames especializados, já é possível detectar se um embrião herdou doenças graves, possibilitando um tratamento adequado desde os primeiros dias de vida. Este procedimento reduz o impacto da doença sobre o organismo, assim como suas seqüelas. Futuramente, quando forem descobertas as funções de todos os genes humanos, muitos outros benefícios virão. Um dos mais importantes cientistas da atualidade, o geneticista Craig Venture, proprietário da empresa de pesquisas genéticas Ventura, completou no ano de 2000 o seqüenciamento genético de todos os genes humanos. Foram identificadas todas as bases (moléculas químicas que formam o DNA).
Paralelamente o Projeto Genoma, que contou com a participação de várias universidades e instituições de pesquisa do mundo todo (inclusive da USP – Universidade de São Paulo), também concluiu este mapeamento genético.

3 comentários:

Unknown disse...

O projeto genoma humano tem os seus beneficios e maleficios.
Os beneficios é que surgiriam novas tecnicas imunoterapicas,vacinas,remedios,sendo a chave para doenças como câncer,doenças auto-imunes,diabetes.
Os maleficios é que candidatos a empregos poderiam ser recusados com base em teste feitos,com capacidade de revelar a predisposição para o alcoolismo,por exemplo.
Dai surge a pequena pergunta vale a pena descobrir que doença voce vai ter no futuro????????

Elane S.Almeida 3ºBMat disse...

O Projeto genoma Humano tem como finalidade desvendar a sequência dos genes humano. Porém ao desenvolver o projeto,cientistas perceberam que o sistema do genoma é bastante complexo, ou seja, não conseguiram sequênciar todos os genes e desvendar a função de cada um.
Se o projeto fosse concluído com sucesso, estima-se que através desse método, seria possível a cura de várias doenças principalmente as hereditárias. O avanço do estudo desse projeto, apesar de muito importante para a humanidade ele traria sérias consequências, pois nem todos utilizariam de forma adequada rompendo princípios éticos.

Unknown disse...

Quando se fala em PGH, logo se pensa que está apanas ligado ao sequenciamento do DNA humano, mas há também o sequenciamento em outros indivíduos, como é o caso da bactéria que provoca a doença do amarelinho , podendo futuramente combater a ação dessa praga que atacam as plantações. Um dos benefícios do PGH é a grande possibilidade de cura e o tratamento correto para algumas doenças qe afligem a sociedade,e que estão ligadas aos genes, o alvo principal do PGH. Com todo esse avanço nas pesquisas, surgem algumas questões:até que ponto esse conhecimento pode favorecer a população? E se a sociedade sabe realmente a proce~^encia dessa descoberta em suas vidas ?